Notícia

Saúde

Planificação prepara profissionais de saúde

Postada 09/10/2019



Divididas em dois grupos, as unidades básicas de saúde de Ijuí terão alteração no seu funcionamento nesta semana. Ontem, 17 unidades estiveram parcialmente fechadas, para que os profissionais pudessem participar da Planificação da Atenção à Saúde – uma proposta de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde. O encontro aconteceu no Salão de Atos da Unijuí e marcou o sexto encontro teórico da formação.
“A Planificação é um método de ação que busca a melhoria da qualidade e do acesso à Atenção Básica. Para que isso ocorra, a  formação foi organizada em dois momentos: o primeiro conta com seis oficinas teóricas e, o segundo, com tutorias”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Roseli Rodrigues, lembrando que a região foi organizada em polos, sendo eles Panambi, Santo Augusto, Ijuí e Crissiumal.
Na quinta-feira, haverá mudança no atendimento das unidades dos bairros Boa Vista, Jardim, Penha, Tancredo Neves, Herval, Pindorama, Thomé de Souza, Assis Brasil, Getúlio Vargas, Centro Municipal de Saúde, Alvorada e, no Posto Central, do setor de Saúde da Mulher.
A segunda etapa, que trata das tutorias, já acontece em unidades-laboratório. Trata-se de atividades presenciais que acontecem em postos específicos, onde profissionais atuam buscando identificar pontos importantes na estruturação dos processos de cuidado na Atenção Primária, com vistas ao aperfeiçoamento dos processos, melhoria do cuidado e busca por maior resolutividade no atendimento ao paciente.
Cada município, segundo Roseli, possui unidades-laboratório - a exemplo de Ijuí, que possui suas referências nos postos do Luiz Fogliatto e Pindorama. Todo o processo tem dois anos de duração, conforme observou a coordenadora.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por