Notícia

Educação

Neeja recebe cerca de 900 matrículas por ano

Postada 07/10/2019



Pessoas que, por algum motivo, tiveram que deixar a escola regular sem concluir uma etapa de ensino, têm a possibilidade de se inscrever no Neeja – Núcleo Estadual de Educação de Jovens Adultos, que contabiliza uma média de 900 matrículas, por ano, em Ijuí.
Conforme explica a diretora, Adriane Bazzan Bini, o Núcleo tem a proposta de trabalhar com alunos acima dos 18 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. “Como trata-se de uma instituição estadual, não há custos para o aluno.  Ele chega, traz a documentação necessária, faz a matrícula e então verificamos se vai estudar no Ensino Fundamental ou Médio. O estudante leva o material para casa, estuda, e vem ao Neeja quando os professores estão disponíveis, para tirar dúvidas. Ou seja, o ensino é a distância”, explicou a diretora.
Muitas pessoas são encaminhadas ao Neeja por exigência do próprio emprego, segundo Adriane, e há também pessoas que procuram finalizar estas etapas de ensino para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Dependendo da vontade do aluno, a conclusão de uma etapa pode ocorrer em até dois meses. Mas também pode levar um, dois anos. “A cada 15 dias, os alunos podem fazer uma prova, e são quatro, por área do conhecimento. Logo, é possível concluir em um período curto. Depende do interesse de cada um. A certificação acontece ao final das provas”, destacou a diretora.
O Neeja atende nos três turnos, na Rua 14 de Julho, 146, ou por meio do telefone 3332 6464. Semalmente, são realizadas reuniões pedagógicas de preparação dos professores. Entre os documentos necessários para inscrição, estão o histórico escolar, identidade e CPF – com cópias.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por