Notícia

Geral

ACI busca abertura de mercado chinês

Postada 18/09/2019



Parte do projeto Ijuí Mais, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), a Agência de Desenvolvimento organiza a vinda de uma delegação da Câmara Brasil-China ao município.
Composta por um grupo de empresários, a Agência é coordenada por Jerry Joris, e busca em outras cidades do Estado exemplos de inovação que estão dando certo, como o município de Santiago, que já realiza exportações ao mercado chinês.
A visita da delegação será no dia 17 de outubro, na Casa do Produtor, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante a Expo-Ijuí/Fenadi. Na oportunidade, os chineses irão conversar com empresários locais no sentido de promover importações/exportações, principalmente de alimentos - grãos com valor agregado, da indústria de transformação, que registrou crescimento de 7%, nos últimos anos, sendo o segmento que mais cresce no município.
"Os chineses estão de olho nessas indústrias e é muito bom para nós. Grãos produzidos aqui em Ijuí, industrializados, despertam interesse da China para importação. Também na questão do mel, algumas regiões do Estado já estão exportando o excedente, que não for consumido no mercado interno querem levar para a China. E, principalmente a parte cultural. Os chineses prezam muito isso, e vêm para olhar a gastronomia, danças, apresentações das etnias", comenta o presidente da ACI, Nilo Leal da Silva.
Ele acentua a importância de criar condições que promovam o interesse de outros países pelo município. "Para fechar negócios com aquilo que produzimos aqui em Ijuí e na região." Nesse sentido, a criação da Agência de Desenvolvimento, além de fomentar o crescimento, permitirá a captação de recursos tanto da iniciativa privada quanto da pública. 
"[Os chineses] já têm um trabalho com a cidade de Santiago, onde a Agência de Desenvolvimento está funcionando muito bem. O prefeito de Santiago acompanhará a comitiva", comenta Nilo. "Quem sabe, em poucos dias, estaremos exportando produtos através da organização de Santiago, para depois termos passo a passo nossa autonomia."
Além disso, com a visita, o Executivo passa a ser integrado à Agência de Desenvolvimento de Ijuí, que já conta com a participação do Legislativo e do Conselho Municipal de Desenvolvimento.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por