Notícia

Geral

IBGE começa a preparação da comunidade

Postada 09/09/2019



A Agência do IBGE de Ijuí reuniu a comunidade na Estação Cultura, na manhã de quinta-feira, para debater a realização do Censo Demográfico 2020. Ao todo, representantes de 50 entidades foram convidados a participar do encontro, que teve por objetivo principal orientar sobre a contribuição de cada um no processo de levantamento dos dados, ao repassar as informações à comunidade.
"Esta é uma atividade instituída desde o Censo 2007, e é uma forma de conversar com a sociedade sobre sua realização, o período, as dificuldades, enfim, dar transparência ao processo. Então, estamos convidando a comunidade a partir de agora, a participar e debater esse tema tão importante para nós", explica a chefe da unidade local, Elis Regina Allegranzi.
Neste momento, a equipe da agência trabalha intensivamente na base cartográfica, finalizando alguns municípios e atualizando alterações em legislações, ocorridas nos últimos dois anos. Essa etapa deverá ser finalizada em 30 de setembro.
"Depois disso, deveremos ter os processos seletivos e virá toda a preparação do Censo propriamente dito", antecipa Elis, acrescentando a importância da colaboração da comunidade com o recenseador, ao passar dados fidedígnos. "Porque o processo Censo, o IBGE irá fazer com tranquilidade, porque é a maior missão institucional da fundação, mas a qualidade do resultado, dos dados, provém da informação que o morador irá nos repassar. Então, é extremamente importante duas coisas. Primeiro, que o morador consiga identificar que realmente é um recenseador do IBGE, que tenha consciência de que todos os dados são de caráter sigiloso, e não são repassados de forma individualizada a nenhuma outra entidade, e que a qualidade do trabalho vem desta informação."
Os dados obtidos pelo Censo 2020 serão utilizados por toda a sociedade até 2030. "Nós precisamos falar sobre Censo e precisamos que as pessoas tenham o conhecimento do que realmente é, como acontece e para que ele serve. Então, o objetivo é justamente informar a sociedade para que ela possa contribuir com o IBGE na divulgação e nos esclarecimentos para todos os moradores."
Durante o Censo Demográfico, serão visitados todos os domicílios, dos 5.070 municípios brasileiros. "Por si só, pelo volume e pela logística, já é um desafio", pondera a chefe da agência de Ijuí, acentuando que o trabalho deverá ter sucesso, a exemplo de 2010.
Os Censos Demográfico, Agropecuário e Geográfico constam no Orçamento de 2020 enviado ao Congresso Nacional. Isso significa que o concurso IBGE, que ocorre este ano, terá a receita esperada para a convocação dos aprovados e manutenção das pesquisas no ano seguinte.
Atualmente, o IBGE realiza concursos para os Censos Demográfico e Experimental. Com receita para o Censo Agropecuário, é possível que um novo concurso ocorra ainda neste ano.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por