Notícia

Geral

Secretarias cedem para reduzir déficit na LDO

Postada 09/09/2019



A Secretaria Municipal de Planejamento está trabalhando junto às demais pastas do Executivo na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020. Em um primeiro momento, cada secretaria apresentou os investimentos que gostaria de realizar no próximo ano, assim como as demandas da comunidade.
"Compilamos todas as ideias, mas chegamos a um déficit muito grande. Então, fizemos novamente uma conversa com todas as secretarias, para adequarmos nossa necessidade, a expectativa da comunidade, à receita que temos projetada para 2020. Conseguimos chegar a um termo comum, cada um cedeu um pouquinho, e estamos chegando a uma Lei de Diretrizes Orçamentárias com déficit bem pequeno", conta a titular do Planejamento, Márcia Boniatti,
Questionada sobre o déficit inicial, a gestora afirmou apenas que ficou muito acima da realidade - em torno de R$ 20 milhões. "Fizemos um seminário, conversamos e vimos que precisamos trabalhar com o pé no chão. Devemos fazer o que é preciso, atender a comunidade, mas levando em conta a receita do Município. Agora, estamos com déficit em R$ 7 milhões", acrescenta. "Quem mais teve que ceder foi o [secretário de Cultura] Sérgio Correa que tinha muitos planos, mas ele viu que para, de fato, realizar tudo que queria não vai ter dinheiro."
Educação e Saúde são as pastas com maior orçamento - a definição dos valores deverá acontecer em reunião no próximo dia 25. Além disso, o orçamento do Demasi está sob análise.
Ainda de acordo com a secretária, a receita do Município deverá ter crescimento em 6% - IPCA mais o PIB. "A maior solicitação de investimentos, inclusive no interior, é em estradas, melhorias e pavimentações, e esse será nosso maior investimento, com recapeamento asfáltico, drenagens. Isso tudo estamos negociando nas reuniões e irão acontecer em 2020."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por