Notícia

Geral

Cavalo Crioulo terá rodada de negócios na feira

Postada 02/09/2019



O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Ijuí (NCCCI) terá atuação diferente nesta edição da Expo-Ijuí/Fenadi. O tradicional leilão Parceiros pela Paixão não irá acontecer, em função da perda de prazo de formatação do evento junto ao Canal Rural. No lugar, será realizado o Dia de Negócios, com a exposição dos animais que serão comercializados.
"Será uma rodada de negócios. Proprietários dos animais expostos terão valores pré-fixados, e interessados farão uma negociação diretamente", explica o presidente do Núcleo de Criadores, Jaime Ghisleni.
A programação, que acontece no primeiro fim de semana da feira - 11, 12 e 13 de outubro -, conta ainda com a tradicional exposição morfológica, evento ranqueado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulo (ABCCC); a revisão coletiva, que é um julgamento para pequenos criadores que estão entrando na raça; e a concentração de machos para a marca, em que o técnico analisa quais animais podem receber a marca de garanhão.
A participação nos eventos não será cobrada. Os criadores poderão dar uma contribuição espontânea, que será repassada à Apae de Ijuí, que dá assistência a mais de 450 pessoas.
"No sábado à noite teremos duas palestras muito interessantes. Uma a cargo do laboratório da companhia dos bichos, do Carlos Alberto Noll, que irá tratar dos exames de mormo, anemia e a influenza equina. Posterior, o veterinário Jacson Collet, de Ijuí, que tem um centro de reprodução equina, em Catuípe, irá falar sobre biotecnologias da reprodução e o cavalo crioulo. São assuntos atuais e pertinentes", enumera.
Serão montadas 50 cocheiras com capacidade para alocar 80 animais, além dos que participarão dos eventos, a expectativa é de que 200 cavalos crioulos passem pelo Parque de Exposições Wanderley Burmann. "Estamos priorizando os amigos e sócios e aqueles que participam de alguma forma do núcleo, mas interessados em participar podem entrar em contato conosco, que serão bem-vindos", finaliza Ghisleni. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por