Notícia

Geral

Aipan retoma projeto ambiental em escolas

Postada 27/08/2019



A Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) está retomando o projeto Cultura Socioambiental, em duas comunidades de Ijuí. Aprovado por meio de edital da Secretaria da Cultura do Estado, faz parte da rede de pontos de cultura do Brasil, e trabalha questões socioambientais.
A primeira e segunda etapas foram realizadas em 2014 e 2015. Devido à mudança de governo,  o projeto ficou congelado. "Mas, também às adequações em relação à Lei da Cultura Viva, assinada no final de 2014, e tivemos todo esse período de adaptação da legislação, de como entidades não governamentais podem receber recursos, a partir destes editais", conta a presidente da Aipan, e do Fórum da Agenda 21 de Ijuí, professora da Unijuí, Francesca Ferreira.
Em maio deste ano, a Secretaria da Cultura organizou a legislação, e com a assinatura do contrato, tem início a terceira etapa do projeto, nas escolas municipal Tomé de Souza, e estadual, Otávio Caruso Brochado da Rocha, que conta com uma série de oficinas e atividades práticas, que incluem poda e identificação de espécies vegetais, compostagem e vermicompostagem dos resíduos orgânicos; água e os 5R; reaproveitamento e reciclagem de materiais; hortas escolares; separação de resíduos; aproveitamento integral de alimentos e alimentação saudável; edocomunicação; trilhas do sentido e vivências da natureza; e uma oficina de rádio. "Para isso, estamos selecionando oficineiros ou instrutores para estas oficinas, que são interrelacionadas, porque o projeto foi feito para que houvesse um diálogo entre essas áreas todas."
As etapas anteriores tinham o prazo de 15 meses para serem executadas, agora, em função do atraso, deve ser concluído em 12 meses. "Abrange a comunidade da escola, alunos, funcionários, professores, mas também, o entorno da escola", pontua. "A ideia é que as oficinas sejam as mais práticas possíveis e tenhamos o contato com a realidade. Nesse momento, as escolas estão fazendo uma seleção de quais os anos que serão trabalhados."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por