Notícia

Geral

Demei realiza investimento em eficiência energética

Postada 26/08/2019



Nos meses de agosto e setembro, o Demei intensifica as podas no município com intuito de evitar o atrito de árvores com a rede elétrica, minimizando os problemas de fornecimento, além de realizar um trabalho preventivo ao período de temporais - outubro, novembro e dezembro.
"Então, neste período, trabalhamos muito, investindo na poda e supressão de árvores que estão em risco, comprometidas. Além disso, temos muitos novos investimentos em Ijuí. Tem pessoas que acham que Ijuí não está se desenvolvendo, mas no Demei temos muito clara a quantidade de solicitações de novas ligações, de novos condomínios que temos que levar energia, empreendimentos, como a Havan, que irá requerer um grande esforço já que a necessidade de consumo deles é elevada, conforme a solicitação que nos fizeram", conta o diretor-presidente do Demei, Rubem Härter.
A autarquia trabalha também em um terceiro alimentador, via Rua 13 de Maio; e na substituição dos últimos 28 postes de madeira, no Tancredo Neves, em conjunto com a diretoria do bairro. "Tudo para dar segurança e fazer com que o consumidor receba energia de forma contínua em sua residência", acrescenta.
Outro importante investimento do Demei teve início na Praça da República. O projeto de eficiência energética, aprovado pela Aneel e desenvolvido em parceria com cursos da Unijuí, prevê a instalação de 135 holofotes de LED e a subsituição por luminárias de LED, dentro de um investimento de R$ 400 mil, e contrapartida do poder público de R$ 100 mil. A expectativa de conclusão, segundo Härter, é de 60 dias. 
Esse projeto envolve também as escolas do município. "Em um trabalho que está sendo feito com maquetes de casas, ensinamos as crianças a obter eficiência energética. Elas enxergam o que está acontecendo no medidor, a interferência que cada equipamento tem quando é ligado, para prepararmos nossas crianças, para que saibam usar a energia de uma forma mais racional."
Segundo o diretor-presidente, a nova iluminação será importante na revitalização do espaço público. "Isso irá impactar, porque essa iluminação indireta que vem de baixo para cima tem 16 cores diferentes, todas elas programadas por computadores, e será um diferencial em nossa Praça da República, porque em determinados momentos, poderemos ter todas as luminárias na mesma cor, por exemplo, Outubro Rosa, Novembro Azul."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por