Notícia

Sociedade

No Festival do JAPÃO

Postada 23/08/2019



Domingo, 18 de agosto, foi comemorado o Dia do Imigrante Japonês no Estado. Para celebrar a data, aconteceu em Porto Alegre, no fim de semana, a oitava edição do Festival do Japão, que teve a participação da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura de Ijuí, com seu grupo de dança Aika.
O evento, que aconteceu na Academia de Polícia de Porto Alegre, teve diversas apresentações, jogos, palestras, aulas e reuniu cerca de 70 mil pessoas, a maioria descendentes japoneses. A culinária japonesa esteve em evidência, assim como os centenas de cosplayers - aqueles que se vestem de personagens da cultura pop -, que também circularam pelo local. Origamis estavam por todo lado, assim como as barraquinhas de produtos japonês, muito disputadas pelo público. 
Outro ponto alto do festival, foram as performances de dança folclórica e de música popular japonesa. O Grupo de Dança Aika de Ijuí, pela primeira vez participou do Festival, com quatro números de dança, mostrando muito empenho de seus dançarinos, com coreografias de Luísa Hayashi. 
O presidente da Associação Regional de Cultura Japonesa Mateus Mitsuo Asada e o integrante Leandro Hideki Tsukita aproveitaram a oportunidade para apresentar o trabalho que o grupo está fazendo em Ijuí ao presidente do Bunkyo de SP Renato Ishikawa; Carol Ayako, do Festival do Japão, Hiroshi Taniguchi, presidente do Enkyo do RS. "O festival, sem dúvida, é uma forma do nosso grupo fazer uma imersão cultural, já que a maioria não tem contato direto com a cultura japonesa, ainda. Em conversa com Renato Ishikawa, do Bunkyo, que organiza o maior festival da cultura japonesa no Brasil, ele se interessou pelo nosso trabalho. Mostrei o projeto da casa e ele ficou muito admirado. Vem novidades por aí", projeta o presidente Mateus.


Mais Fotos

Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por