Notícia

Geral

Ijuí tem 1º laboratório de análise de azeite do País

Postada 20/08/2019



O 1º Painel de Análise Sensorial de Azeite de Oliva do Brasil foi inaugurado ontem, em Ijuí, pela Associação Riograndense de Olivicultores (Argos), por meio do qual, os azeites serão classificados de acordo com as categorias estabelecidas pelo Conselho Oleícola Internacional (COI). É um dos seis laboratórios de análises da América Latina, e um dos 80 do mundo, credenciados pelo COI.
"É muito importante porque dará segurança para quem consome azeite. Aquele estabelecimento que possuir o certificado emitido pelo painel da Argos terá garantia absoluta de que aquele azeite é de qualidade", comenta o presidente da Argos, Guajará de Oliveira. "É uma questão muito séria, porque nos mercados, os azeites estão com rótulos extra virgem, e na prática, muitos deles são virgens, ou até mesmo inferiores."
Segundo ele, hoje, os azeites são avaliados somente por análise química, o que aponta os parâmetros dos elementos que existem no azeite, mas isso, conforme Guajará, não significa que aquele azeite não tenha, sensorialmente, algum defeito e, portanto, não poderia ser considerado extra virgem. "Todos aqueles atributos que a pessoa está buscando no alimento para sua saúde, ela não terá, porque o azeite está com uma qualidade inferior em relação ao rótulo. Esse, simplificando, será todo o trabalho que iremos fazer."
Azeites de oliva comercializados em qualquer parte do País poderão passar por análise sensorial no laboratório de Ijuí e receber a certificação. "Como somos credenciados pelo COI, esse certificado tem validade internacional. Então, avaliamos qualquer azeite, que venha de exterior também", frisa Guajará. "É um trabalho que coloca Ijuí na rota da olivicultura e do azeite, porque hoje, temos aqui no município, os maiores especialistas em análise sensorial de azeite do Brasil. Está tudo concentrado aqui. São pessoas que vêm treinando há mais de um ano."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por