Notícia

Educação

Referencial Municipal é debatido em encontro

Postada 20/08/2019



Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais uma formação continuada com coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental 1, da rede municipal de ensino. Durante o encontro, o titular da pasta, Eleandro Lizot, realizou a apresentação do Referencial Curricular Municipal, documento construído à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho.
“O Referencial está sendo trabalhado em duas frentes: em uma delas, o Conselho Municipal de Educação realiza a análise do documento para, depois, fazer suas contribuições. E na outra frente está a Secretaria Municipal de Educação, que passa a trabalhar e orientar grupos de professores, para que eles possam estar construindo, em suas escolas, o currículo propriamente dito. Nós teremos o estabelecimento de um plano de estudos e, a partir deste plano, os educadores estabelecerão o plano de trabalho de sala de aula”, explicou o secretário.
Construído por professores e coordenadores da rede municipal, o Referencial Curricular Municipal será a referência para a construção dos currículos escolares da rede municipal e também das escolas de Educação Infantil da rede particular de Ijuí.  Após passar pela análise do Conselho Municipal de Educação, o documento retornará à Smed, para que seja publicado e, posteriormente, entregue a cada um dos professores envolvidos. 
O Referencial abrange  quatro volumes, sendo eles: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Pela organização que o próprio Ministério da Educação (MEC) tem, neste ano os referenciais serão construídos e implementados a partir de 2020", reforçou o secretário.
A BNCC foi homologada em dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do País. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares. A Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto que os currículos traçam os caminhos.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por