Notícia

Saúde

Ijuí contou com ação no Dia da Consciência Vascular

Postada 20/08/2019



Um evento realizado no Laboratório Angiolab, no último sábado, marcou o Dia V em Ijuí - ou Dia da Consciência Vascular. O tema foi debatido por médicos convidados, que puderam conhecer as estruturas do Laboratório.
Conforme explica uma das sócio-proprietárias da Angiolab, médica Ana Lúcia Caetano, a data foi instituída no Estado, por meio de lei, a fim de chamar a atenção da população para as doenças vasculares, que podem ser prevenidas. "Nesta data, chamamos a atenção para prevenção dos fatores de risco, como o sedentarismo, o fumo, a hipertensão, o diabetes, colesterol e triglicerídeos elevados", explicou a especialista, lembrando que as doenças vasculares mais prevalentes estão associadas à arterosclerose, como a doença arterial periférica, aneurisma e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas há também as doenças venosas, como as varizes e a trombose venosa profunda, uma das patologias que mais assusta.
Como lembra a médica, existe o fator genético, mas os fatores ambientais são os mais fortes quando falamos em doenças vasculares. "Existe tratamento. Para algumas doenças há cura, para a maioria existe o controle. Mas o mais importante é prevenir", destacou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por