Notícia

Saúde

Atividade marcou mês dedicado à amamentação em Ijuí

Postada 20/08/2019



Ijuí contou, no último sábado, com mais uma ação voltada à campanha Agosto Dourado - que visa intensificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Na Praça da República, foi realizado o chamado Mamaço, que  reuniu mães e filhos para uma tarde agradável e com diversas atividades, promovidas pela equipe da Obstare, de assistência obstétrica e pediátrica humanizada. 
"Pensamos numa atividade que  chamasse a atenção da comunidade para a importância da amamentação. Que fosse um momento agradável, que as mães pudessem participar junto com as crianças. E foi então que pensamos numa reunião em local aberto, com a realização de diversas atividades", explicou a enfermeira obstétrica e doula na Obstare, Dione Rasia, lembrando que uma das ações realizadas foi o baby pilates, envolvendo mães e bebês.
Foram realizadas brincadeiras, ao longo da tarde, e oferecidas frutas e água aos participantes. Como lembra Dione, um dos momentos mais bonitos da tarde foi o mamaço, quando todas as mamães se reuniram para amamentar ao mesmo  tempo, posando para fotografias.  
"O evento também teve o objetivo de quebrar o tabu da amamentação. Ainda há pessoas que se sentem constrangidas po estar num mesmo ambiente em que uma mãe está amamentando. Na Argentina, inclusive, a amamentação em locais públicos chegou a ser proibida por determinado período. Buscamos mostrar que a amamentação não deve ser vista como algo libidinoso, mas, sim,  como um ato puro da mãe alimentando o seu bebê. As mulheres têm a liberdade de amamentar seu filho na Praça, no shopping, onde quiserem. Se há pessoas incomodadas, elas precisam se retirar. Não a mãe", destacou.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por