Notícia

Educação

Ministério Público aponta problemas da Educação Básica

Postada 19/08/2019



Aconteceu na quinta-feira, no Centro de Eventos da Unijuí, mais uma etapa da formação continuada para diretores e orientadores educacionais da região da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Quem esteve à frente do encontro foi o promotor regional de Educação, Márcio Rogério de Oliveira Bressan. 
A partir do tema "Educação Básica: desafios e perspectivas para região sob o olhar do Ministério Público", o promotor buscou esclarecer a diferença entre a atuação da Promotoria Regional, que atua em situações coletivas, e da Promotoria local, que atende casos individuais na área de educação. "Uma forma de exemplificar as competências é citando a falta de vaga para uma criança, cujo caso é encaminhado à Promotoria local; e a falta de vagas na Educação Infantil de um município, que acaba penalizando um grupo e deve ser comunicado à regional", explicou a assessora pedagógica da 36ª CRE e coordenadora da formação, Solange da Silva Moraes. Ela contou com auxílio da coordenadora de Gestão Escolar, Carmi Wildner, para organização.
O promotor falou das preocupações do Ministério Público, como a falta de vagas em creches e até mesmo na Pré-escola. A meta do Plano Nacional de Educação era de que, até 2016, todas as crianças de 4 e 5 anos estivessem na escola, mas há municípios que ainda não conseguiram a universalização.
Há preocupação com a distorção idade-série e, durante o encontro, foram debatidas iniciativas para reduzir o número de alunos que estão fora da idade indicada para suas séries, a exemplo do programa Avançar, desenvolvido pela 36ª CRE. 
Outro ponto debatido foi a autoridade do professor e do diretor na escola. "Antes da reunião, nós solicitamos aos participantes que nos apresentassem dúvidas, questionamentos. E um dos pontos citados foi a dificuldade de se impor como autoridade em sala de aula", explicou Solange. Os diferentes tipos de famílias também foram abordados.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por