Notícia

Educação

Soares de Barros tem formação de teatro

Postada 14/08/2019



A Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros  recebeu, na última segunda-feira, atores do Grupo Teatral Máschara, de Cruz Alta. Cleber Lorenzoni e Renato Casagrande realizaram uma formação com os alunos dos Anos Finais, que participam do grupo de teatro no turno inverso às aulas.
“Durante todo o dia, foram trabalhadas dinâmicas de voz e de expressão, construção de personagem e também de texto. O suporte que recebemos foi bastante técnico”, explicou a professora Indiara Mayra de Souza.
Com uma peça elaborada em 2017, o grupo de teatro da escola foi contemplado no edital Cultura Ijuiense em Destaque com o projeto “Da sala de aula para o palco”, com R$ 10 mil. A peça vem sendo reconstruída e será apresentada a escolas públicas de Ijuí e também na Feira do Livro do Município, que será realizada no mês de novembro. “Sem a verba, não seria possível realizarmos as ações. Não teríamos conseguido adquirir o notebook, para produção do roteiro e de vídeos, o figurino, a maquiagem, ou pagar pelo aluguel do Sesc, onde a peça será apresentada. Também seremos responsáveis pelo transporte de estudantes, de algumas escolas, ao espetáculo”, explicou a professora.
A peça trabalhada chama-se “O dia que o ônibus parou” e retrata diferentes pessoas dentro de um ônibus, onde diversos imprevistos acontecem. A produção é uma comédia, mas também desperta a reflexão em vários momentos.
De acordo com Indiara, o teatro – incluso no currículo, na disciplina de Artes, e também sob a forma de oficina, no turno inverso às aulas – não só auxilia na desinibição dos estudantes,  como também favorece o raciocínio e a argumentação, tornando os participantes mais proativos. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por