Notícia

Saúde

Vacina BCG está disponível na região

Postada 14/08/2019



Na última semana, a Sociedade de Pediatria do Estado emitiu uma nota alertando para a falta de vacinas BCG em municípios gaúchos – o que deixou em alerta profissionais e pais de crianças. A vacina protege contra a tuberculose e uma das primeiras doses deve ser aplicada já nos primeiros dias de vida do bebê.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Patrícia Hildebrandt, alguns municípios estão  sofrendo com a questão logística, mas não é o caso da região da 17ª CRS, onde há doses da BCG em estoque.
“Todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que distribui para os Estados e que, consequentemente, entrega para os municípios. Mas este é um processo que envolve várias etapas, em que consideramos o período de fabricação da vacina, depois a aquisição por parte do governo, a logística e os procedimentos de controle de qualidade. E algumas vezes, pode haver demora em alguma etapa”, destacou Patrícia, lembrando que, em função disso, o Estado recebeu, no mês de julho, somente 70% da cota mensal das doses da BCG.
A região é privilegiada, segundo Patrícia, pela vacina estar disponível e em quantidade suficiente para atender à demanda. “Lembrando que a vacina está disponível em frascos multidoses, significando que, com um frasco, podemos vacinar várias crianças. Mas a validade é curta, de apenas 6h. Por isso algumas salas se organizam para aplicação. É importante verificar essa questão da organização diretamente nas salas de vacinas”, disse. Segundo Patrícia, na região, a cobertura vacinal passa de 95%.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por