Notícia

Saúde

Há um ano, programa avalia saúde cardíaca

Postada 14/08/2019



As obras seguem em ritmo acelerado no Instituto do Coração (Incor) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). E a expectativa, segundo o coordenador, Rafael Manhabosco Moraes, é dentro de um ano estar com a nova estrutura finalizada e apta para receber o segundo angiógrafo, aparelho que vai qualificar ainda mais o serviço de hemodinâmica; e novo equipamento de ressonância magnética. “O Incor completou 10 anos em 2018 e, todos os anos, temos buscado agregar novas tecnologias e também pessoas. Estamos sempre recebendo novos cardiologistas, especialistas em diferentes áreas. E foi o que aconteceu neste ano, quando recebemos um novo médico com especialidade em tomografia e ressonância magnética, além de outros profissionais que são incorporados ao serviço, como nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas, que também acabam realizando especialização voltada ao paciente cardiológico”, destaca.
O Incor também completa um ano do seu serviço de  check-up cardiológico, um programa que visa realizar a prevenção e estimar o risco cardiovascular das pessoas. “A gente sabe que as doenças cardiovasculares são as principais responsáveis por mortalidades na nossa região, no Brasil e na grande maioria dos países desenvolvidos. E são situações que podemos prevenir, na maioria dos casos.”
Para isso, o Incor oferece uma série de exames que busca estimar o risco do paciente. E baseados nestas informações, intervenções são realizadas para reduzir o risco. “No dia a dia, temos pouco tempo para fazer uma avaliação cardiológica completa, que muitas vezes necessita de várias idas ao médico, à realização de exames. E por meio deste programa, concentramos a realização de entrevista, exames e consulta com o paciente no sábado pela manhã”, explica o médico, lembrando que o programa está disponível na modalidade particular. Já os serviços do Incor estão disponíveis através de convênios e do Sistema Único de Saúde - desde que haja encaminhamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por