Notícia

Geral

Iluminação precária ainda desafia a gestão

Postada 07/08/2019



São recorrentes os problemas relacionados à iluminação pública, no município. Em março passado, segundo reportagem do Jornal da Manhã, a Central de Iluminação Pública tinha mais de 500 pedidos represados. Na época, o titular da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito (Smodutran), Jair da Rosa, justificou a demanda pela falta de recursos humanos, mas afirmou que havia dinheiro e material para os consertos. 
Na tarde de ontem, o Grupo JM percorreu as ruas de Ijuí e conversou com alguns moradores. Na Rua Carlos Franke, no bairro Hammarstron, a moradora, que pediu para não ser identificada, relata que há dois postes que ficam com as lâmpadas ligadas 24 horas por dia, há anos.
Na Rua Aparício Assis de Quadros, no bairro Modelo, o problema é outro: falta iluminação pública, há pelo menos três meses. Entretanto, o problema é de anos, sendo que a última vez ficou seis meses sem conserto. 
"Faz tempo. Eles vêm, arrumam, e as lâmpadas ficam sem proteção. Vieram consertar, disseram que iam buscar equipamentos novos porque este estava muito velho, e não voltaram arrumar. É uma vergonha. É uma falta de respeito com as pessoas idosas", reclama o morador Valdemar dos Santos Machado.
Ele conta que já procurou a Smodutran, mas nada foi feito. "Estamos pagando pela luz, para quê? À toa. Em alguns lugares, a luz fica acesa o dia todo, e eu queria entender, por quê?", questiona.
Em busca de mais informações sobre o tema, desde segunda-feira, a reportagem do Grupo JM não encontrou responsáveis no Executivo. Com o secretário em férias, a orientação na pasta foi de entrar em contato com o secretário adjunto, que não conseguiu atender a reportagem, em mais de uma tentativa, e, por fim, orientou a busca de contato com a Central de Iluminação, onde ninguém foi encontrado, nas inúmeras tentativas.
A área de iluminação pública conta com orçamento anual de R$ 3 milhões e desafia a gestão municipal, que não consegue reduzir a demanda.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por