Notícia

Geral

Mutirão visa reduzir fila de espera por Carteira de Trabalho

Postada 06/08/2019



A Agência do Sine de Ijuí realiza mutirão para emissão da Carteira de Trabalho, com objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento, que atualmente chega a até 45 dias, devido à necessidade de agendamento via internet. A ação teve início ontem, e segue até sexta-feira.
Coordenador da agência local, Flamarion Miranda explica que o agendamento, feito na página da Fundação  Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), está previsto para o final de setembro. "Por se tratar de um longo período e por haver pessoas que realmente precisam da carteira, de uma segunda via, ou para uma rescisão ou admissão, tentamos antecipar esse período e realizamos esses mutirões."
Em entrevista ao Grupo JM, ele contou que a procura se dá em todas as faixas etárias, com destaque para os jovens, principalmente aqueles que buscam por uma vaga no programa Jovem Aprendiz. Além disso, a busca por segunda via do documento também está entre as maiores demandas. "São pessoas que preencheram toda a carteira, ou que tiveram o documento roubado, extraviado, mas em todas as faixas etárias há procura."
Como parte da ação, serão distribuídas 20 senhas a mais diariamente, totalizando a emissão de 100 carteiras acima da demanda normal.
Para obter a carteira por meio do mutirão, o interessado deve pegar senha na recepção da Agência do Sine, localizada na Rua Ernesto Alves, 229, no Centro, em horário comercial.
Para obter a primeira via, é necessário apresentar documento de identificação com foto, em bom estado, exceto Carteira de Habilitação. Também é necessário apresentar CPF, comprovante de residência com CEP, comprovante de estado civil, além de certificado de reservista para os homens.
Já para emissão da segunda via, é preciso apresentar certidão de nascimento ou casamento, CPF, RG e comprovante de residência, todos documentos originais; carteira anterior ou boletim de ocorrência em caso de perda ou extravio; extrato do PIS ativo da Caixa (se já trabalhou) ou extrato do Ministério do Trabalho (se nunca assinou carteira). A idade mínima para solicitar a carteira é 14 anos - menores de 18 anos não precisam estar acompanhados dos pais.
Para quem não tem pressa na emissão da Carteira de Trabalho, é possível fazer o agendamento no site fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho.
Além disso, é disponibilizada a Carteira de Trabalho digital, uma extensão da carteira impressa, mas que não a substitui. Trata-se de um aplicativo no celular que permite ao trabalhador acessar alguns dados trabalhistas, como vínculos empregatícios. Está disponível para celular nas versões iOS e Android.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por