Notícia

Educação

Energia: Escolas trabalham o uso racional

Postada 05/08/2019



A Unijuí, por meio do curso de Engenharia Elétrica, e o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) estão retomando um projeto realizado em 2012, de eficiência energética, que busca melhorar o uso das fontes de energia. Conforme explica o professor Maurício de Campos, da Universidade, a iniciativa atende um programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, já na primeira edição, apresentou um bom resultado - a redução de 18% no consumo de energia elétrica em horários de pico.
"Resolvemos reeditar o projeto, só que desta vez diferente. Naquela época, trabalhamos com alunos do Ensino Médio, imaginando que eles fossem levar as ações de eficiência para as suas casas. E isso funcionou. Naquela época, também tínhamos uma maquete, uma casinha, que ia para as escolas. Um projeto  que acabou encantando as crianças.  Foi então que percebemos  que  os pequenos eram tão importantes para o projeto como os alunos maiores", destacou.
Palestras já voltaram a ser realizadas com alunos do Ensino  Médio e a maquete voltará a percorrer as escolas. Mas, desta vez, os pequenos também estarão envolvidos. O grupo organiza uma peça de teatro e uma contação de histórias, a partir de um robô. Também está sendo desenvolvido um jogo - que premiará os campeões que forem clientes do Demei.
"Nosso objetivo é conscientizar os cidadãos, para que cada um consiga usar de forma mais racional a energia elétrica. Nosso projeto é bem abrangente e qualquer escola ou instituição pode solicitar a nossa participação", explicou o professor, lembrando  que a iniciativa se estenderá pelos próximos dois anos. Interessados podem entrar em contato com Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, pelo 3332-0250.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por