Notícia

Geral

Presidente da Emater anuncia medidas

Postada 05/08/2019



O presidente da Emater-RS, Geraldo Sandri, cumpriu agenda em Ijuí e região, nesta semana. Na quinta-feira, ele esteve em Pejuçara, onde participou de encontro com os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam). Na sexta-feira, a agenda teve foco em Ijuí. Pela manhã, ele participou de duas imporantes reuniões, que tiveram, entre outros objetivos, conhecer o município, suas lideranças e fomentar seu desenvolvimento local a partir de futuras parcerias.
Primeiro, Sandri foi recebido pelo prefeito em exercício, Valdir Zardin, e pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Antônio Tâmbara, e adjunto de Desenvolvimento Rural (SMDR), Aldair Cossetin, além do médico veterinário, do Executivo,  Adriano Lorenzoni, e do engenheiro agrônomo, Tomáz  de Bem. 
Durante o encontro, Sandri disse que a Emater, dentro de sua competência técnica, está à disposição para auxiliar a prefeitura a desenvolver seus programas e políticas públicas.  
Acompanharam Sandri, na visita ao prefeito em exercício, o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, e o gerente adjunto, Vito Cembranel. 
Depois, o presidente da Emareuniu-se com representantes da Unijuí. Participaram do encontro, o vice-reitor, Fernando González, o coordenador do Programa de Mestrado, José da Silva, a coordenadora do curso de Agronomia, Cleusa Bianchi, e o chefe do Departamento de Agronomia, Osório Lucchese.
Além de Turra e Cembranel, também acompanharam o presidente, os assessores da Emater, Júlio Franciscato e Uilian Cargnelutti.  
Em sua primeira visita oficial à região de Ijuí, Sandri anunciou uma série de medidas em favor do fortalecimento da instituição e da valorização de seus profissionais. Também na quinta e ontem, ele reuniu-se com os 175 extensionistas que trabalham nas regiões Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, durante o Dia de Campo da Saúde e Segurança do Trabalhador. Os eventos ocorreram nas cidades de Bom Progresso e Ijuí.
Depois de apresentar um cenário, no qual a instituição tem de lidar com a redução de R$ 30 milhões no orçamento deste ano, o presidente disse que não pretende fazer rupturas, porém algumas medidas terão de ser tomadas. São elas: valorização da parceria com prefeitos; redução do número de ações trabalhistas; empenho na renovação, a partir de março do ano que vem, do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas); avanço na elaboração de projetos de crédito rural, sem distinção entre as instituições financeiras.
"Administrar significa fazer a gestão de crise. Nem tudo são flores, mas a diretoria não está assustada. Convido a todos para fazermos, juntos, um ótimo trabalho", disse Sandri. 
A região de Ijuí, segundo o gerente regional, Carlos Turra, atende 21,7 mil famílias da agricultura familiar, indígenas, quilombolas e pescadores artesanais. 
Durante os eventos promovidos pela Gerência de Recursos Humanos (GRH), os extensionistas fizeram exames médicos e participaram de diversas atividades. Também foram debatidos temas como previdência privada.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por