Notícia

Geral

Município irá centralizar depósitos de lixo

Postada 30/07/2019



O Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) encaminhou para licitação projeto que prevê a construção de um depósito de pneus e vidros. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente (SMMA), Antenor Weiller, a ideia é centralizar todos os tipos de lixos que são geridos pelo município e, portanto, o novo local deverá ser construído na Central de Transbordo, na Linha 4 Oeste.Conforme Weiller, o projeto foi encaminhado para licitação.
Pneus e vidros são resíduos de reciclagem complexa, mas já é possível destiná-los corretamente, evitando uma série de problemas sociais e ambientais. 
Atualmente, o Ecoponto de Pneus está localizado na Linha 6, próximo ao Aeroporto Municipal, e atende todas as quartas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.
Além disso, há mais de 100 ecopontos para recolhimento de vidros em diversos locais da cidade, sendo que um deles fica junto à Garagem Municipal, em frente à Associação Comercial Industrial (ACI) de Ijuí.
"Existe uma determinação de que oficinas e empresas que trabalham com pneus, devem encaminhá-los para a reciclagem, mas nós acabamos recolhendo também pneus que as pessoas largam em vários locais, e estes também serão levados ao ecoponto", comenta o secretário.
No Brasil, a maior parte da borracha produzida industrialmente é usada na fabricação de pneus, correspondendo a 70% da produção. Além disso, ela pode ser empregada em calçados e instrumentos cirúrgicos.
O Brasil produz em média 980 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, usando cerca de 45% de matéria-prima reciclada na forma de cacos. Parte deles foi gerado como refugo nas fábricas e parte retornou por meio da coleta seletiva.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por