Notícia

Saúde

Centro Social Urbano promove grupos de saúde

Postada 17/07/2019



O Centro Social Urbano (CSU) desenvolve uma série de atividades aos usuários que  utilizam as unidades de saúde 7 e 8. Ontem, mesmo, ocorreu o encontro do Grupo de Bem com o Diabetes, que se reúne a cada 15 dias para conversar, trocar experiências e receber informações.
“No início, participavam do grupo insulino-dependentes. Os encontros aconteciam na Secretaria Municipal de Saúde, onde era realizada a distribuição de insulina. Esse grupo foi descentralizado para as unidades de saúde, tornando mais fácil o acesso pelos usuários. Também abrimos para que diabéticos, não dependentes de insulina, possam participar, se informar, e prevenir o uso do medicamento”, explicou a enfermeira coordenadora do ambulatório, Solange Maria Schmidt Piovesan.
Para cada encontro, são organizadas atividades. Ontem, a equipe da Unidade de Reabilitação Física (Unir) expôs os serviços oferecidos. Também ontem,  foi organizada uma nova atividade, com o curso de Nutrição da Unijuí, para produção de alimentos numa próxima reunião. “Se tem a ideia de que diabético precisa gastar muito com alimentação. E não é bem assim. É possível utilizar coisas que temos em casa para elaborar bons alimentos, mantendo os níveis de glicemia dentro dos padrões aceitáveis”, lembra a enfermeira, destacando que o grupo não é focado na doença, mas na qualidade de vida.
Ontem, também ocorreu o encontro do Grupo Primavera, que no mês de setembro completa 11 anos de existência. Dele, participam mulheres acima dos 40 anos, que realizam uma série de atividades com vistas à integração e a prevenção de doenças. “Temos algo que é proibido no grupo: falar de doenças. Por meio de um cronograma que é realizado anualmente,  procuramos trabalhar diferentes temas e atividades com as integrantes. No próximo encontro, por exemplo, falaremos sobre autoestima”, explicou a coordenadora do grupo, Jéssica Grade. Os encontros acontecem a cada 15 dias e reúnem usuárias ligadas ao ambulatório, não só do bairro Industrial, mas dos bairros Elizabeth, Morada do Sol, Universitário e São Geraldo.
Para além destes dois grupos, há o Passos para a Vida, onde são realizadas atividades físicas. Os encontros acontecem nas segundas, quartas e sextas pela manhã, das 8h às 9h, sendo que qualquer usuário das unidades pode participar. Segundo Solange, a média de participantes chega a 35.

 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por