Notícia

Educação

Concurso de Redação: Selecionados os vencedores

Postada 17/07/2019



Está concluída a penúltima etapa da 12ª edição do Concurso de Redação Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí. Durante todo o dia de ontem, reunida na sede da Casa da Amizade, a comissão avaliadora cumpriu com a missão de selecionar os 10 melhores textos para integrar o Caderno do Concurso, e dentre estes, classificar as cinco redações que serão premiadas, em cada categoria - Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Estudantes das escolas municipais e particulares de Ijuí e das escolas estaduais da região da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) escreveram sobre "Responsabilidade Social - Boas ideias, bons exemplos", em redações consideradas de bom nível pela comissão, apesar de sua complexidade, que foi apontada por educadores como uma dificuldade para sua abordagem. "Achei que o tema foi melhor aproveitado pelo Ensino Fundamental, a exemplo do ano passado. No Ensino Médio, percebeu-se um foco preferencial em empresas, com muitas citações de autorias diversas", comentou Véra Fischer, professora da Unijuí. Angela Linck de Jesus, da 36ª CRE, salientou que poderiam ter sido abordados outros aspectos do tema, e notou também a falta da manifestação de autoria, de posicionamento, do autor, em muitos dos textos. A professora convidada Nara Maria Arzivenko Gesing defendeu que os textos deveriam ser não só discutidos, mas também produzidos em sala de aula, o que coibiria o aluno de "transitar muito para argumentos de outros autores", em referência às produções do Ensino Médio. Nara diz ter percebido que muitas das redações foram produzidas em ambientes que facilitaram a pesquisa, e que por isso, a profusão de citações que acabam apresentando dificuldades de avaliação. Nara acrescentou que, em muitos casos, o rebuscamento do texto prejudicou a condução da ideia.
A presidente da Casa da Amizade, Rosane Stucky, ressaltou a boa participação do Ensino Fundamental, que foi capaz de apresentar uma diversidade maior sobre o tema e com mais criatividade.
A comissão avaliadora também contou com o trabalho de Sônia Valéria de Almeida, Catarina Pletsch e Adriana Jaqueline de Oliveira, da 36ª CRE; Sandra Maria Zaltron, da Secretaria Municipal de Educação; Maria Leda Roberto, Maristela Martins e Nilve Eberle, representantes e convidada da Casa da Amizade; e os coordenadores do Concurso, Carlos Eduardo Basso, do Rotary Club de Ijuí, e Iara Soares, do Jornal da Manhã.
Em sua avaliação desta 12ª edição do Concurso, Carlos Basso manifestou surpresa com o expressivo número de redações que precisaram ser desclassificadas por não cumprirem com regras estabelecidas no regulamento, especialmente pela ausência de título e a não observância do tamanho estipulado. "Acredito que faltou atenção ao regulamento. Teve casos, de uma mesma escola e turma, em que várias redações não tinham título, ou estavam com o número de linhas totalmente irregular - para mais ou para menos." O coordenador destacou, no entanto, a satisfação de ver que as produções deste ano confirmaram a importância do Concurso em provocar a discussão de temas de relevância, função que cumpre desde sua primeira edição.
Concluído o trabalho da comissão avaliadora, o 12º Concurso de Redação chega ao final com a solenidade de premiação, marcada para o dia 20 de agosto, que vai reunir os diretores, professores orientadores e estudantes que tiveram seus textos classificados do 1º ao 5º lugar em ambas as categorias, promotores, patrocinadores e apoiadores. Nesta ocasião, também será lançado o Caderno do Concurso, publicado pelo Jornal da Manhã, onde estarão, além das cinco premiadas, as outras cinco redações selecionadas em cada categoria, e anunciado o tema da próxima edição.
O Concurso de Redação é apoiado pela 36ª CRE, Smed, Unijuí e Casa da Amizade, e este ano conta com o patrocínio de Óptica Albrecht, CCAA, Sicredi, Clip, O Boticário e Comercial Zaffari.

 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por