Notícia

Educação

Finalização de escola depende da liberação de verba pelo MEC

Postada 09/07/2019



O município de Ijuí  inicia o segundo semestre sem resolver um problema antigo: a falta de vagas na Educação Infantil. Segundo o secretário municipal de Educação, Eleandro Lizot, hoje há cerca de 300 crianças, com idades entre 0 e 3 anos, aguardando uma vaga na rede municipal de ensino. A estimativa, conforme ele, é que o Município tenha atendido, até o momento, 62% do público nesta faixa etária.
Apesar da demanda, a criação de novas vagas deverá demorar. “Nós tivemos uma frustração, por conta do Ministério da Educação, quanto à conclusão da nova escola de  Educação Infantil no bairro Jardim. Desde o mês de dezembro, não há liberação de verbas. Logo, estamos há seis meses sem a obra andar”, explicou o secretário, reforçando que uma alternativa já é viabilizada pelo poder Executivo. “Com recursos próprios, estamos começando a ampliação da Escola Trilha do Saber. Isso possibilitará, no início do próximo ano, a abertura de três novas turmas”, reforçou.
A escola do Jardim está com 50% da obra concluída e terá aproximadamente 250 vagas. Já na Escola Trilha do Saber, serão cerca de 90 novas vagas criadas. 
Enquanto esta questão não é resolvida, a Secretaria de Educação trabalha em outras frentes, como na construção do Referencial Curricular Municipal. A apresentação do documento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 11, no auditório do Sesc, a partir das 9h. Conforme explica Lizot, a partir do momento que o Ministério da Educação apresentou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o governo do Estado o Referencial Curricular Gaúcho, os municípios tiveram que fazer a construção e organização dos seus referenciais. “Aqui, em Ijuí, estamos desde 2017 trabalhando em estudos, que deram suporte teórico para que, neste ano, tivéssemos a conclusão do nosso referencial, à luz dos dois outros documentos”, explicou o secretário.
A apresentação acontece na quinta, assim como a entrega oficial do documento ao Conselho Municipal de Educação, que terá a responsabilidade de fazer a revisão, as adaptações necessárias e posterior aprovação, para implantação em 2020.
Para garantir a qualidade do ensino na rede municipal, a Secretaria tem buscado, ano após ano, aprimorar o trabalho junto com as direções dos educandários e os professores, a partir de formações que são ofertadas. “Seguimos um caminho que gere resultados positivos, a partir da reflexão de práticas que são desenvolvidas. E nós percebemos, a cada ano, que as equipes têm se engajado na nossa proposta de trabalho, o que garante resultados positivos.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por