Notícia

Saúde

Secretários buscam emendas de bancada para qualificar a saúde

Postada 09/07/2019



Aproveitando a estada em Brasília, na última semana, para participação no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Erasmo Daronco aproveitou para acompanhar a comitiva que realizou visita a deputados federais do Estado. Erasmo é secretário municipal de Pejuçara e também integra o Conselho das Secretarias Municipais do Rio Grande do Sul (Cosems-RS).
Entre os parlamentares visitados, estiveram Maurício Dziedricki (PTB), Marcelo Moraes (PTB), Heitor Schuch (PSB) e Marlon Santos (PDT), representado por seu chefe de gabinete, Cláudio Tatsch. Nestes encontros, a comitiva apresentou as necessidades de saúde de cada região e também buscou  emendas parlamentares que garantirão investimentos para a área.
“Juntamente com membros da diretoria do Conselho e com colegas de outras regiões, estivemos visitando os gabinetes com o objetivo de buscar emendas de bancada. A ideia é fortalecermos as estruturas que temos nas regiões, na área da saúde, e buscarmos um olhar diferenciado dos parlamentares para as referências em saúde. Ou seja, nossa demanda foi além das estruturas locais, dos municípios”, explicou Daronco.
De acordo  com o secretário, a pedido dos deputados, será feito um levantamento acerca das necessidades das regiões de saúde, e quais instituições atendem um maior número de pacientes quando se trata de especialidades.
Ao Grupo JM, Daronco destacou a importância da destinação de verbas dos parlamentares para os municípios, especialmente na área da saúde. E falou da recente notícia de que o deputado federal Nereu Crispim, do PSL, destinou a Pejuçara o valor de R$ 100 mil para fortalecimento e custeio da Atenção Básica. “Temos o objetivo de trabalhar, neste ano, com a saúde da mulher, da família, e o planejamento familiar. E o recurso veio em boa hora, possibilitando este trabalho.”
Congresso - Um dos pontos altos do Congresso do Conasems, realizado na última semana, foi a participação  de parlamentares que compõem a Frente Mista da Saúde do Congresso Nacional em uma reunião aberta ao público, na sala Planalto, para debater pautas ligadas ao SUS. 
A presidente da Frente, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), destacou que a participação do Legislativo foi  de extrema importância para reivindicar mais verba para o Ministério da Saúde e melhor distribuição dos recursos para as Secretarias Municipais de Saúde. “Nós sabemos que há problemas na saúde pública do Brasil, mas melhorar a gestão não pode ser desculpa para não aumentar o financiamento e tornar o SUS  mais sustentável”, defendeu a deputada. A questão do financiamento também foi abordada na fala do presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Antonio Brito (PSD-BA). “Ou o Legislativo trata de frente a questão do subfinanciamento da saúde, ou nós vamos paralisar de vez o sistema”.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por