Notícia

Educação

Lançada a Olimpíada Literária de Ijuí

Postada 01/07/2019



A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, na última quinta-feira, o lançamento da Olimpíada Literária 2019. Neste ano, os alunos terão como desafio explorar a temática “Os heróis do dia a dia”, escolhida pela comunidade em votação secreta no ano passado, durante a Feira do Livro. 
Segundo a coordenadora  de Linguagens da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Sandra Zaltron, o tema será trabalhado pelos alunos desde a Educação Infantil, através de desenhos, passando pelos Anos Iniciais, por meio de desenho e texto, até os Anos Finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de redações. “Em cada categoria, um gênero textual é trabalhado junto com os professores. Os textos serão encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, que possui uma comissão com representantes de cada modalidade e da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Eles serão avaliados e, os mais bem classificados, premiados com troféu, medalha e livro”, explicou a professora, lembrando que redes pública e  privada podem participar.
As produções deverão ser encaminhadas até o dia 23 de agosto à Smed. Segundo Sandra, o principal objetivo da Olimpíada é incentivar a leitura e a escrita, e desenvolver a interpretação entre crianças e jovens. Enquanto que os alunos do Fundamental precisam entregar a redação manuscrita, o Ensino Médio terá que apresentar o texto digitado. No ano passado, foram 1,6 mil participantes. Para este ano, a expectativa é aumentar este número.
Interessados podem conferir o edital da Olimpíada, disponível no endereço ijui.rs.gov.br. A Olimpíada Literária integra as atividades da 17ª Feira do Livro de Ijuí e 30ª Feira do Livro Infantil do Sesc. A premiação e o lançamento da coletânea com os textos selecionados estão previstos para 9 de novembro deste ano.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por