Notícia

Polícia

Número de prisões e apreensões por tráfico de drogas cresce em Ijuí

Postada 24/06/2019



O número de apreensões de entorpecentes aumentou em média 143% e de prisões por tráfico de drogas cresceu 10%, em Ijuí. Os dados são do 29° Batalhão da Brigada Militar, referentes ao período de 1° de janeiro até ontem, comparados ao mesmo período do ano passado.
O major Edilson Della Flora Góes, comandante do 29° BPM de Ijuí, explica que no período analisado foram registradas 610 prisões em 2019, contra 647 no ano passado. Mesmo com uma queda de 5,71%, o número de prisões por tráfico aumentou de 79 para 88 casos, no período.
“Esses dados chamam a atenção, porque mesmo com a diminuição no número de prisões, a quantidade de drogas apreendidas foi muito maior. E os números, com certeza, dedicamos ao trabalho executado pela nossa inteligência e guarnições de policiamento, principalmente do Pelotão de Operações Especiais.”
Para o major, os números também traduzem que houve um aumento da presença do tráfico de drogas em Ijuí. “Este aumento de 10% nas prisões não é muita coisa, porém a quantidade de drogas é muito maior. A cocaína é praticamente cinco vezes mais. A maconha 70% maior. Essa quantidade de drogas é que chama atenção”, destaca o major. 
A maioria das prisões por tráfico de drogas em Ijuí envolve homens, com média de 18 a 28 anos.
“Infelizmente, o número de jovens é muito grande, principalmente entre 18 e 24 anos, que é a maioria da população que está presa nos estabelecimentos penais. Isso choca, pois são pessoas que poderiam estar contribuindo com a sociedade”, destaca o major.    
Proerd
A Brigada Militar desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que atua junto às escolas visando prevenir o uso de drogas, entre jovens e adolescentes. “Quando se está disseminando o uso de drogas, principalmente no ambiente escolar, que é um ambiente onde se concentra o maior número de jovens, fica difícil combater. Mas, fazendo um trabalho com as autoridades, cada um fazendo a sua parte, tentando combater o uso de droga, nós vamos conseguir no futuro uma diminuição desses índices.”


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por