Notícia

Educação

Ijuizinho promove 'A hora do recreio da Cipave'

Postada 05/06/2019



Os Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí, o Ijuizinho, estão recebendo um projeto, executado pelos alunos dos Anos Finais, que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). A ação, chamada de “A hora do recreio da Cipave”, leva um pouco do conhecimento dos estudantes acerca da prevenção de acidentes, por meio da realização de brincadeiras organizadas e seguras.
Conforme explica a orientadora educacional, Leila Franco Schmidt, a Cipave é um programa desenvolvido em todo o Estado, através da Secretaria Estadual de Educação. As escolas têm a liberdade de formar grupos e organizar ações com vistas à prevenção de acidentes e violência. “O projeto busca orientar toda a comunidade escolar sobre as diversas situações que podem ocorrer no educandário, identificando casos de violência, de acidentes, e realizando um planejamento que possa vir a prevenir estas ocorrências”, explica a orientadora.
O projeto “A hora do recreio da Cipave” é desenvolvido pelos alunos que integram o projeto, do 6º ao 9º Ano, no turno inverso às aulas, aos pequenos. Sempre com auxílio dos professores e da própria  direção. “Nestes momentos, são desenvolvidas diversas atividades às crianças. E nestas brincadeiras trabalha-se o lúdico, a diversão com cuidado, sem que as crianças corram  o risco de se machucar.”
Para o próximo ano, segundo Leila, a ideia é ampliar as ações da Cipave, aproveitando que os jovens estão cada vez mais engajados nos projetos da escola. “A gente percebe que a iniciativa está sendo bem aceita e acredito que teremos mais jovens se inscrevendo para participar do projeto”, explica a orientadora, lembrando que um dos objetivos é estender o trabalho para o turno da manhã, com a realização de palestras e rodas de conversas sobre tem as polêmicos, a exemplo do bullying. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por