Notícia

Saúde

Médicos debatem sobre cuidados paliativos

Postada 24/05/2019



Ijuí recebeu, ontem, a Caravana da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). Em uma palestra realizada no Jardim Europa, à noite, foi trabalhada a importância dos cuidados paliativos, com médicos da cidade. A cargo do debate esteve a especialista em Medicina de Família e Comunidade/GHC, médica do Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora Conceição e médica do Núcleo de Cuidados Paliativos da Clínica Oncológica Oncotrata, Luciana Saavedra. 
Em contato com o Grupo JM, Luciana destacou que a Caravana sempre busca atender a uma necessidade e tema de interesse dos profissionais da região que visita. E aqui, em Ijuí, optou-se por aprofundar os conhecimentos acerca dos cuidados paliativos, que são destinados a aliviar o sofrimento de uma pessoa com doença grave, envolvendo abordagens no âmbito psicológico, espiritual, cultural, social e junto a familiares.
“A palestra teve o intuito de auxiliar os profissionais a melhorar a qualidade do atendimento prestado, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que têm doenças crônicas não curáveis. Às vezes a gente se limita a pensar que estes cuidados são direcionados apenas a pacientes oncológicos, mas não. Eles servem para pacientes neurológicos ou com doença pulmonar crônica obstrutiva (DPCO), por exemplo”, destacou a médica.
A ideia, conforme explica, é proteger tanto pacientes quanto familiares, porque quando uma pessoa adoece, a família inteira acaba adoecendo. Por meio de uma equipe multidisciplinar, trabalha-se o controle dos sintomas físicos, como a dor, náuseas, vômitos e diarreia; e o sofrimento psíquico do paciente, que acaba influenciando nos sintomas. “Trabalhamos o lado social e também espiritual, porque o paciente com uma doença potencialmente fatal acaba se preocupando com o que vai acontecer depois”, lembra a palestrante.
Luciana é mestre em Saúde Coletiva/ULBRA, pós-graduada em Cuidados Paliativos/Hospital Sírio Libanês e pós-graduada em Cuidados ao Paciente com Dor/Hospital Sírio Libanês.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por