Notícia

Saúde

Em meio a impasse, Clínica do HCI completa um ano

Postada 15/05/2019



Ontem, a Clínica Psiquiátrica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) completou um ano de funcionamento. E os resultados, conforme aponta o coordenador técnico, psiquiatra Bruno Guidolin, são positivos até o momento. “Nossa unidade possui oito leitos pelo Sistema Único de Saúde e um ligado a convênio particular. E neste período, mantivemos sempre a média de 97% de ocupação. Ou seja, foram poucas as vezes que não tivemos o espaço lotado”, explicou o coordenador.
A resolutividade da unidade pode ser avaliada pelo tempo de permanência dos pacientes, que varia entre 10 e 14 dias. Depois disso, eles são encaminhados para rede pública, onde continuam recebendo acompanhamento profissional. “A clínica foi um espaço sonhado, elaborado para atender a população local e regional. Já havia um serviço montado, com os profissionais necessários, e o HCI oportunizou que tivéssemos uma unidade específica de saúde mental. Isso possibilitou um melhor atendimento, e também um espaço para que pudéssemos realizar reuniões e organizar atividades”, destacou o psiquiatra.
O momento, no entanto, não é só de comemoração. No mês passado, o presidente do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Cláudio Matter Martins, anunciou que a Clínica teria que ser fechada, em razão de o governo do Estado nunca ter repassado valores para manutenção do serviço. Cerca de R$ 45 mil deveriam estar sendo enviados mensalmente à instituição. “O assunto foi levado à Câmara Municipal, e o Executivo já está mantendo contato com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Hoje, a maioria dos pacientes que atendemos é de Ijuí. Então, é a população local que mais sairá prejudicada”, lembra o coordenador.
A demanda na área de saúde mental só cresce, conforme aponta Guidolin. E são cada vez mais frequentes casos de automutilação, tentativa de suicídio, álcool e drogas entre adolescentes e jovens adultos. Mas em todas as faixas etárias, há casos. “Se a unidade vir a ser encerrada, e estamos trabalhando para que isso não aconteça, teremos uma sobrecarga na emergência”, lembra o coordenador, destacando que a situação do HCI é semelhante a outras instituições, que já tem leitos instalados, ou que lutam para abrir uma unidade.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por