Notícia

Saúde

Procura pelo Pronto Atendimento aumenta

Postada 14/05/2019



O número de pacientes atendidos no Pronto Atendimento 24h, da Secretaria Municipal de Saúde, é cada vez maior, conforme aponta o coordenador, Edgar Moi. Há dias, segundo ele, que o número de atendimentos chega a 300 – e isso se deve a vários fatores. “Percebemos que esse número está ligado à necessidade das pessoas que trabalham de dia, e procuram o serviço à noite; e à situação de unidades de saúde que estão com o horário do médico reduzido. Mas há, claro, aqueles pacientes que poderiam procurar um posto de saúde, mas optam pelo Pronto Atendimento. Esse acréscimo faz com que seja necessária uma equipe maior, e que tenhamos que, cada vez mais, utilizar nossa classificação de risco, no sentido de dar prioridade aos casos de maior urgência”, explicou o coordenador.
Edgar Moi afirma que a transferência do PA para o prédio da UPA, hoje sem uso, garantirá um melhor atendimento à comunidade. “Lá existe um espaço mais amplo, que permitirá um atendimento mais qualificado à população. Há momentos em que, no PA, não temos espaço para colocar os pacientes em observação, para receber medicação ou mantê-los deitados. No prédio da UPA teremos um espaço maior para organizar o serviço”, reforçou o coordenador.
Também responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Edgar Moi comenta que o crescimento no número de atendimentos também é observado pelas duas equipes que atuam nos serviços avançado e básico. “Temos dias da semana, períodos em que há um atendimento muito expressivo, especialmente relacionados a acidentes na nossa região. Chama a atenção a quantidade de pacientes atendidos, quase que diariamente, em estado grave.  Isso faz com que, cada vez mais, nos seja exigido um trabalho qualificado”, destacou o coordenador.
Segundo ele, cerca de 380 atendimentos são realizados pelo Samu ao mês. As equipes atuam em urgências e emergências, mas também no transporte de pacientes de alto risco, de um município para outro.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por