Notícia

Região

Município alerta para índice alto de infestação

Postada 13/05/2019



Dengue, Zika vírus, Chykungunya e Febre Amarela são as quatro doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Índice de Infestação do mosquito no município de Ajuricaba encontra-se até o momento em 5,9, o que coloca o município em situação de alto risco para epidemia das doenças transmitidas pelo vetor. Em resumo, de cada 100 imóveis pesquisados, seis apresentam focos positivos para Aedes aegypti.
No momento, a equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando um novo levantamento, e a situação é preocupante. Dois bairros foram concluídos, e 30 amostras com focos de mosquito foram coletadas, o que indica que o próximo índice de infestação também será de alto risco.
Os agentes epidemiológicos citam que os locais com maior prevalência de focos são em lonas deixadas a céu aberto, pneus com acúmulo de água, caixas d`agua usadas para coleta de água da chuva, piscina com água parada sem tratamento, vasos de plantas com água parada, lixeiras, bromélias, entre outras.
O combate ao mosquito não é uma atribuição apenas da Vigilância Epidemiológica, mas é tarefa de todos. O principal cuidado a ser tomado, é ficar atento aos locais onde há acúmulo de água, local favorito para o mosquito depositar seus ovos.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os sinais e sintomas provenientes das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti. Caso a população apresente qualquer um dos sintomas, imediatamente procurar o serviço de saúde mais próximo.
Após a conclusão do levantamento do índice no município, será realizada a visitação em 100% dos imóveis da cidade, em conjunto com os agentes comunitários de saúde de cada área. A partir destas visitas, será realizado o perfil epidemiológico de cada área e as ações que serão desenvolvidas.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por