Notícia

Região

Municípios entregam demandas a secretário

Postada 06/05/2019



Os principais gargalos de infraestrutura viária nas Missões e na região Noroeste, assim como a situação das rodovias, o acesso aos municípios sem asfalto e as obras em trevos e aeroportos foram temas de audiência pública na sexta-feira, na Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo. O debate teve a presença do secretário dos Transportes, Juvir Costella, que recebeu um ofício contendo as principais demandas da região.
A iniciativa da audiência é do deputado estadual Eduardo Loureiro, e foi realizada por meio da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, e teve ainda a participação de prefeitos e vereadores de toda a região Noroeste/Missões, representantes do Dear e Dnit, além de lideranças empresariais, sindicais e comunitárias, e do público em geral.
"Reiteramos, para tanto, que os pleitos elencados representam os anseios da comunidade regional, diagnosticados a partir de discussões com as diversas entidades representativas, aos quais pedimos prioridade em seu trabalho à frente da Secretaria dos Transportes", disse Loureiro, ao cumprimentar Costella.
Dentre as demandas que constam no ofício entregue ao secretário, três se destacam como as mais urgentes.
A primeira delas é a recuperação completa e imediata da ERS-168, entre Bossoroca e Santiago, rodovia que está intransitável, seguida da Operação Tapa-Buracos na ERS-218, entre Santo Ângelo e Catuípe; e na ERS-342, entre Catuípe e Três de Maio.
E, em terceiro, a execução de acessos aos municípios sem asfalto: a Rolador - que está em andamento;  Ubiretama - que está com os serviços paralisados; e a Pirapó, Alegria, Garruchos e Senador Salgado Filho - que necessitam ter as obras ou processos iniciados.
Também incluem a pauta de reivindicações, o Aeroporto Regional de Santo Ângelo, por meio da busca, junto ao governo federal, de agilidade nos trâmites para ampliação e modernização do local, cujo anteprojeto já foi elaborado e aprovado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. Ainda dentro da área da aviação regional, o documento contém solicitação para ampliação dos voos da empresa Azul entre Santo Ângelo e Porto Alegre, de forma que passem a ser diários.
E ainda, os getores buscam apoio à luta regional pela ligação Brasil-Argentina, entre Porto Xavier e San Javier, pela Ponte Internacional.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por