Notícia

Educação

Escolas da rede estadual têm Dia D de debate sobre a BNCC

Postada 15/04/2019



Ocorreu ontem, em todo o Estado, o primeiro “Dia D” de estudos para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas públicas e privadas. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos Estados em 2018, a ação promove o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município.
Nos educandários da rede estadual de Ijuí e da região, os alunos foram dispensados para que equipes diretivas, professores e funcionários pudessem se dedicar à reflexão das propostas. 
Conforme explicou o titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Cláudio de Souza, no ano passado ocorreu a aprovação da BNCC para as três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. “A Base Nacional é um documento normativo, que define o conjunto progressivo de aprendizagens que são essenciais e que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, explicou o coordenador.
Já o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) é um documento produzido em regime de colaboração entre Secretaria Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS). Ele vai nortear escolas públicas e privadas do Estado. “As mudanças seguem as diretrizes da BNCC e valerão para Educação Infantil e Ensino Fundamental neste primeiro momento. É bom dizer que o RCG está estruturado em seis cadernos pedagógicos, que abrangem etapas e áreas do conhecimento”, reforça.
Ao longo de todo o ano, serão realizados quatro “Dias D”. O segundo acontecerá em 17 de junho, o terceiro em 29 de agosto e o quarto em 23 de outubro. A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)  está trabalhando na elaboração de toda a parte pedagógica e metodológica desses quatro dias. Ontem pela manhã, os profissionais realizaram um diagnóstico e, depois, participaram de um desafio, onde foram trabalhadas as dez competências da BNCC. 
Os alunos da rede estadual foram dispensados das aulas, mas os quatro Dias D já foram acrescidos ao calendário letivo, com previsão de recuperação.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por