Notícia

Saúde

Em Conferência, comunidade define prioridades na Saúde

Postada 15/04/2019




A comunidade de Ijuí definiu ontem, durante o fechamento da 9ª Conferência Municipal de Saúde, quais as principais necessidades da área. As propostas de melhoria serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada entre 24 e 26 de maio, em Porto Alegre; e à Conferência Nacional, que acontecerá de 4 a 7 de agosto, em Brasília.
Conforme destaca a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciane Sarturi, o financiamento do Sistema Único de Saúde esteve entre as principais pautas do evento, que abordou o tema "Democracia e saúde". A comunidade se colocou favorável à revogação das Emendas Constitucionais 86 (que trata da distribuição de recursos no SUS) e 95 (que congela por 20 anos os gastos públicos).
Cobrou-se uma maior fiscalização sobre a venda de agrotóxicos, com intensificação da fiscalização e aplicação de multas mais severas, em caso de irregularidades. 
As sugestões da comunidade versaram, ainda, sobre a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e manutenção dos Cerests nos municípios. Também, sobre o fortalecimento da Atenção Básica, reestruturação das Estratégias de Saúde da Família e o fortalecimento da política de assistência farmacêutica. 
Foi citada, ainda, a necessidade de garantia de um plano de carreira nacional para os servidores do SUS e a garantia de 10% do PIB para a saúde pública.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por