Notícia

Região

Prefeitos avaliam participação em evento

Postada 15/04/2019



Os 11 prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam) estiveram na 22ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, na última semana. Além de participaram do evento, os gestores aproveitaram a estadia na Capital federal para peregrinar entre gabinetes de parlamentares gaúchos e ministérios, entregando demandas de cada município e também em âmbito regional. 
Para o prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, a mobilização encerrou com dados positivos para o município. Em linhas gerais, foi  divulgada uma lista de avanços e conquistas. 
Para o todo, destaca-se o apoio do presidente Jair Bolsonaro à construção de um novo Pacto Federativo e o aumento dos recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos defendem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/17 que acrescenta 1% ao primeiro decênio do FPM no mês de setembro de cada ano. A carta final do encontro cita ainda que o apoio ao aumento do fundo foi consolidado posteriormente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com a promessa de instalar uma comissão especial para analisar o texto.
O anúncio do Ministério da Saúde de propor a revisão do programa Estratégia Saúde da Família, com medidas como alteração da jornada de trabalho dos médicos, de 40 horas para 20 horas semanais, foi ressaltado pelos prefeitos como outro item positivo da jornada.
Junto ao Judiciário, aparece como conquista o agendamento para 20 de novembro do julgamento de liminar que trata da distribuição dos royalties do petróleo. 
Em específico para Ajuricaba, o prefeito Ivan entregou projeto e quatro ofícios a deputados e ministérios. Dentre eles, a compra de uma van, destinada à Secretaria de Saúde, visando o transporte de pacientes; a ampliação da UBS 2 e um pedido para construção de uma piscina térmica.
No gabinete do ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, Chagas encaminhou pedido para liberação de recursos visando a efetivação da  Unidade de Tratamento Prolongados (UCP) do Hospital de Ajuricaba. O prefeito também levou a situação ao deputado federal, Darcísio Perondi (MDB), que prometeu empenho de emenda parlamentar, dentro  de um prazo curto.
Além disso, o prefeito encaminhou pedidos de recursos para compra de  máquinas e pavimentação, além de outros encaminhamentos, de ordem técnica e política, para a liberação de projetos parados, que visam a destinação de recursos para Ajuricaba.
O prefeito de Augusto Pestana Vilmar Zimmermann aproveitou a viagem à Capital federal  e visitou os deputados Afonso Hamm e Pedro Westphalen, solicitando a destinação de emendas parlamentares ao município, principalmente para as áreas da Agricultura, Saúde e Educação.
Os prefeitos da Amuplam e da Amunceleiro e também de Santa Catarina, participaram de  audiência no Palácio do Governo, reivindicando demandas para a região. Dentre elas, a ponte entre RS e SC, em Itapiranga, voltada ao turismo regional, através da Rota do Yucumã, e uma incubadora para investimentos industriais.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por