Notícia

Saúde

Aberta a vacinação contra a gripe para crianças e gestantes

Postada 11/04/2019



Muitos idosos compareceram ontem aos postos de saúde do município, em busca da vacina contra a gripe. No entanto, até o dia 18 de abril, a campanha direciona-se somente a gestantes e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias. “Para estes dois públicos, a campanha foi antecipada em razão de, no ano passado, o Estado ter registrado uma baixa cobertura vacinal”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Salester Ruver.
A partir do dia 22 de abril, a vacinação contra a gripe se estende a outros grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, puérperas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores e portadores de doenças crônicas. “Pedimos desculpas aos idosos que se deslocaram ao posto de saúde ontem, mas somente após esta data podemos vaciná-los”, explicou a coordenadora, que atua junto ao Posto Central de Vacinas, localizado na esquina do Hospital de Caridade de Ijuí. Lá, o atendimento acontece das 7h30 às 11h15 e das 13h30 às 16h45.
As vacinas da influenza são geralmente modificadas anualmente, para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. E neste ano não será diferente. Duas novas cepas compõem a vacina: H3N2 e B. A vacina protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. 
Movimento
O Grupo JM esteve ontem no Posto Central e também na unidade de saúde do bairro Herval, onde gestantes e familiares das crianças começavam a procurar pela vacina. “A prevenção precisa ficar em primeiro lugar”, destacou o avô Ivan de Jesus, que levou seus netos de 3, 5 e 6 anos para vacinar. Rita Bolson, que reside no bairro Mundstock, aproveitou o primeiro dia da campanha para vacinar o bebê de 11 meses. “Quanto antes imunizarmos, mais cedo as crianças estarão preparadas para o inverno”, destacou. Antônio Marcos Bueno, que reside no Burtet, afirmou que as doenças estão cada vez mais graves e que há a necessidade de garantir a prevenção. “Melhor o choro agora do que depois, quando a doença se instalar.”
Enfermeira na unidade, Alexandra Lentz lembrou que para o dia 4 de maio está sendo preparado um Dia D, quando todas as salas de vacinas estarão abertas para receber os públicos-alvo. 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por