Notícia

Comunidade

Moradores se adaptam para se proteger de alagamentos

Postada 19/03/2019



Na manhã de ontem, a reportagem do Grupo JM esteve no bairro Luis Fogliatto e ouviu relatos de moradores da Rua Francisco Varnhager, que alaga durante as chuvas, invadindo as residências.
"A água sobe dois palmos acima do cordão, causando alagamentos. Tem um senhor idoso que sempre sofre, porque a água entra em sua casa", conta o morador José de Melo Cardoso. Ele acredita que a tubulação esteja trancada e por isso a água acaba transbordando. "Colocam muita sujeira, muita terra. Deveriam abrir e canalizar."
A boca de lobo da via não dá vazão à água. "Faz uns cinco anos ou mais que vivemos nesta situação."
José, que reside no bairro há 16 anos, pontua que equipes do Executivo municipal já estiveram avaliando o local, mas nada foi consertado até o momento.
Com dificuldades de locomoção, Ana Maria da Silva sente medo quando chove, porque a qualquer momento a água pode invadir sua residência, inclusive levando o lixo das ruas. Para conter os alagamentos, foram colocados brasilites no passeio público e alumínio no portão e nas portas.
"Quase não posso erguer minha perna para caminhar. Inclusive estou pensando em fechar a garagem e deixar o carro para fora, porque a água invade. Minhas coisas dentro de casa estão estragadas", relata.
De acordo com Ana Maria, o vereador Beto Noronha (PT) levou aos moradores um abaixo-assinado. A coleta das assinaturas teve início no fim de semana. "A cada chuva invade. Depois, ainda precisamos limpar o barro, o lodo. Os balcões estão erguidos com tijolos", acrescenta. "[A prefeitura] Diz que vai vir, mas não vem. Eu fico com medo, mas o que vou fazer? Sou sozinha."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por