Notícia

Geral

Projeto visa maior inclusão de mulheres

Postada 13/03/2019



Está em andamento na Unijuí, o projeto Meninas que engenham o futuro, das professoras Taciana Paula Enderle e Caroline Daiane Raduns, que tem entre seus objetivos desenvolver a relação entre Universidade e setor social, por meio da troca de saberes, e, ainda, aproximar os conceitos de Engenharia ao dia a dia das estudantes, com ênfase em sustentabilidade na área de energia elétrica e abastecimento de água.
Voltado à inclusão das mulheres nas Ciências Exatas e engenharias, as ações serão desenvolvidas junto a três escolas da rede pública de Ijuí e duas em Santa Rosa. Serão 15 estudantes da Educação Básica, do sexo feminino, matriculadas nas escolas, com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ); cinco professores da Educação Básica vinculados às  escolas públicas participantes do projeto, com bolsa de Apoio Técnico à Extensão no País – Nível Superior (ATP-A). Além deste grupo fixo, serão convidados a participar do projeto, mais 10 professores da Educação Básica e 15 estudantes da Educação Básica do sexo feminino.
O projeto pretende auxiliar as escolas envolvidas na redução do consumo de energia elétrica e de água, investindo na conscientização e consumo consciente destes insumos, bem como em projetos que podem ser implementados na estrutura das escolas.
De Ijuí, participarão as escolas Municipal Fundamental Quinze de Novembro; Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa; e Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa.
Por meio destas ações, as professoras buscam repensar o papel das mulheres no mercado trabalho, de forma a construir uma sociedade mais justa, ética e democrática, visto que  as ciências exatas e engenharias representam um dos meios que ainda concentram boa parte das vagas para o sexo masculino.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por