Notícia

Geral

Associação busca Semana Municipal do Autista

Postada 13/03/2019



Integrantes da Associação dos Familiares, Amigos e Austistas de Ijuí (TeAmor) participaram de um encontro envolvendo vereadores e o prefeito Valdir Heck, ontem pela manhã, na prefeitura. O objetivo da entidade foi de oficializar pedido ao Executivo para que, por meio de um projeto de lei, seja instituída a Semana do Autista em Ijuí, a ser realizada de 1º a 5 de abril.
Em entrevista ao Grupo JM, Heck sinalizou positivamente ao pedido, e falou acerca do PL. "Também na programação, que tende a ser aberta, por ocasião da sanção da lei, ficou acertada para o dia 1º, às 16h, no Salão Farroupilha. Ademais, há outras etapas a serem vencidas, e a gente é parceiro, como também a busca  de um espaço para encontros e reuniões. O Município se debate com a falta de espaços, mas não nos negamos de forma alguma, em se tratando de uma instituição com esse caráter", afirmou o chefe do Executivo municipal.
O projeto de lei será elaborado ainda nesta semana, para que possa ser avaliado e encaminhado para apreciação do Legislativo o mais rápido possível.
Presidente da Associação, Raquel Pinto comemora a boa notícia recebida. "Essa é uma luta de diversos pais e autistas do município de Ijuí, que enfrentam sérias dificuldades, em função do desconhecimento do que é o autismo, em função do preconceito em relação às crianças autistas, então, instituir essas leis para nós é o pontapé inicial no município, porque eles terão possibilidade, daqui para frente, de ter um atendimento, que já consta em lei, mas de ser identificado e dizer que eles têm sim direito a um atendimento prioritário, sem ter que levar um laudo e a lei debaixo do braço. Isso facilita muito para todos os familiares com certeza", afirma.
Além de atendimento prioritário e da instituição da Semana Municipal do Autista, o projeto de lei também irá prever a criação de um cadastro de autistas, para que com isso seja possível identificar as demandas e a partir daí sejam criadas políticas públicas. "É um começo, mas ainda queremos mais. Ainda sonhamos com um Centro de Referência ao Autismo em Ijuí", completa Raquel.
A TeAmor já está com a programação pronta, devendo divulgá-la assim que a lei for aprovada.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por