Notícia

Comunidade

Secretaria trabalha com redução de orçamento

Postada 11/03/2019



Logo que assumiu a pasta da Assistência Social e do Trabalho, Regina Becker Fortunati se deparou com uma situação que exigiu atitudes imediatas, uma vez que tem relação direta com todos os municípios gaúchos.
"Me deparei com mais de 100 mil processos que estavam praticamente parados e que necessitavam de prestação de contas desde 2009. A partir daí, determinamos uma força-tarefa interna da secretaria, e conseguimos dar baixa, em um mês e pouco de trabalho, em 2.232 processos", contou em entrevista ao Grupo JM. "Se a gente não desse andamento neste material, os Municípios que estão em dívida com a secretaria, no sentido de prestar contas dos recursos recebidos através da Assistência Social, iriam ficar inadimplentes pelo Cadin, a a partir do dia 1º de abril."
Com isso, todos os municípios gaúchos receberam os processos e deverão devolver em tempo hábil a prestação de contas para continuar recebendo os recursos de todos os programas federais.
Com essa etapa finalizada, a pasta agora dará sequência ao planejamento das ações, alinhadas ao  plano de governo de Eduardo Leite.
Outra dificuldade de Regina foi a separação da secretaria, que abrangia Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.
"A gente se depara com uma questão de dificuldade financeira. Por um decreto do antigo governador, estamos trabalhando no sentido de diminuir os gastos em torno de 25% em todas as secretarias, e isso significa tanto os gastos com pessoal quanto de orçamento. Então, é um desafio grande. Isso significa rever procedimentos, planejamentos, ajustar a realidade, fazer um enxugamento de todos os quadros, vendo aonde que é necessário mesmo, e onde tenham técnicos e pessoas especializadas para que possamos fazer a gestão." 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por