Notícia

Educação

Atendimento à Educação Infantil ainda é desafio

Postada 08/02/2019



A rede municipal de ensino está se preparando para iniciar mais um ano letivo. Na última sexta-feira, diretores e coordenadores retornaram às escolas. Nesta semana, também voltaram do período de férias os servidores da Secretaria Municipal de Educação. Tudo está sendo preparado para a recepção dos educadores, no dia 18 de fevereiro, e dos alunos, no dia 21 de fevereiro.
Em entrevista ao Grupo JM, o secretário municipal, Eleandro Lizot, destacou que a pasta da Educação concentra aproximadamente 1,2 mil servidores, sendo a maioria, em torno de 800, educadores. Entre alunos, a rede municipal chegará a 7,5 mil.
“Hoje, nós temos 25 escolas, onde as equipes diretivas trabalham na reorganização e adaptação dos espaços, a fim de melhorar o ambiente e aquilo que era oferecido aos alunos. Enquanto secretaria, temos alguns projetos para este ano, na área de investimentos. Estamos nos esforçando para concluir a escola de Educação Infantil do bairro Jardim, ampliar a Escola Trilha do Saber e continuar pleiteando a construção de um novo prédio para a Casa da Criança. Se não conseguirmos recursos federais, iremos iniciar a obra com recursos próprios”, explicou o secretário.
Quanto ao número de vagas, Lizot destaca que Ijuí é privilegiada no Ensino Fundamental, com a oferta de vagas nas redes municipal, estadual e particular. Dentro daquilo que o município tem responsabilidade, que é garantia de vagas a crianças de 4 e 5 anos, a equipe está se organizando para atender a 100% do público.  “Quanto à Educação Infantil, ainda não conseguimos atender a todas as crianças. Mas temos investimentos previstos para este ano, que aumentarão o número de vagas, embora já tenhamos passado o índice previsto em lei, que é atender 50% do público até 2020. Nós estamos acima dos 67%”, explicou.
De acordo com Lizot, com a nova escola do bairro Jardim, 200 novas vagas serão abertas. Com a ampliação da Trilha do Saber  e construção de três novas salas, a expectativa é ampliar o atendimento para 70 novas crianças. E com a ampliação da Casa da Criança, mais 100 vagas deverão ser abertas. Os investimentos farão o município chegar ao atendimento de 80% do público-alvo.
Em contato com a redação, o secretário lembrou que familiares de crianças que precisam de transporte escolar, e que não tem carteira na secretaria, devem comparecer ao setor. Trata-se de alunos que residem no meio rural e que, pela primeira vez, vão necessitar do transporte. Os pais devem apresentar um atestado de matrícula e duas fotos, para confecção da carteira e inclusão do nome da criança na linha do transporte escolar.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por