Notícia

Comunidade

Artesãos podem se inscrever para expor na Fenii

Postada 06/02/2019



Já estão abertas as inscrições para os artesãos que tenham interesse em expor seus trabalhos na Fenii, que acontece no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em abril. As inscrições podem ser feitas no setor de artesanato, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. É preciso apresentar a carteira de artesão.
"Caso esteja vencida, iremos renovar a partir do dia 15, porque o programa gaúcho está em recesso desde dezembro", explica a avaliadora do Programa Gaúcho de Artesanato, Tânia Veiga. "Mas, isso não impede que o artesão faça sua inscrição, principalmente aqueles que já ocuparam espaços no ano passado."
Dentro das ações realizadas pelo setor, Tânia lembra que recentemente esteve em Nova Ramada, onde foram encaminhadas 90 carteiras de artesãos índigenas daquela localidade. "Para mim, para o programa, é considerado o artesanato maior, raíz, da planta, o verdadeiro artesanato está nos índigemas. As carteiras serão entregues durante solenidade, em conjunto com a Emater."
Para encaminhar a carteira de artesão é necessário apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3 por 4. "Além disso, por exemplo, se faz três tipos de trabalho, tricô, crochê e com madeira, ele tem que trazer um pronto e outro em andamento. Então, realizará um teste comigo, e no momento que ele passa neste teste de habilidade, é um artesão. Como a carteira leva em torno de 30 dias para vir, eu forneço um atestado por esse período."
Tânia destaca ter observado aumento na procura de jovens pela profissão de artesão como uma fonte de renda. "Alguns já vão participar da Fenii com seus primeiros trabalhos."


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por