Notícia

Saúde

Carteira de vacinação deve estar atualizada

Postada 11/01/2019



Sempre que planejamos uma viagem lembramos de detalhes importantes como passagens, hospedagem e bagagem para o período. Mas uma coisa que muita gente esquece são as vacinas. Mais do que uma medida de segurança, elas podem ser requisitadas para entrada em algum país.
“As vacinas de rotina precisam estar atualizadas para todas as pessoas. Nós nunca temos certeza sobre as doenças que estão circulando em outros estados ou países e, por isso, independente da idade, é importante manter o calendário vacinal em dia”, destacou a coordenadora do Setor de Imunização da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Cledis Ottonelli.
Na avaliação da coordenadora, todos deveriam buscar as salas de vacinas para atualização da carteira. “Para população adulta, damos bastante atenção à tríplice viral, que previne contra três doenças: sarampo, caxumba e rubéola. Mas toda a família deve estar protegida, desde as crianças até os idosos. Lembrando que nem sempre sabemos quais microorganismos, quais vírus e bactérias, estão circulando em determinadas áreas. Muitas vezes só sabemos quando são registrados casos”, destaca.
Em todo o Brasil, segundo Cledis, trabalha-se com 17 vacinas diferentes, consideradas de rotina. No caso de viagens fora do País, há acordos internacionais que exigem a vacina contra a febre amarela – pelo menos uma dose ao longo da vida. Os turistas precisam apresentar o comprovante de que foram imunizados.
“Uma das questões que a gente sempre lembra é que a carteira de vacinação é um documento individual. Nós temos uma segunda via nas unidades, ou salas de vacinas, onde a população recebe a dose. É um trabalho conjunto. Mas sempre pedimos para que a população faça uma busca, para encontrar e apresentar a carteira. Quando não encontramos, consideramos a vacina como não aplicada”, destaca Cledis, lembrando que há um cuidado ainda maior quando a vacina é atenuada, ou seja, aquela em que o vírus encontra-se vivo.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por