Notícia

Saúde

Incor realiza milésimo exame de eletrofisiologia

Postada 10/01/2019



A equipe de hemodinâmica do Instituto do Coração do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) fez, na manhã de ontem, o procedimento de eletrofisiologia de número mil.  O paciente de 65 anos, de Cruz Alta, foi atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e se recupera bem do procedimento. 
O médico especialista Rafael Manhabosco Moraes explica que a eletrofisiologia invasiva é a técnica mais moderna de tratamento das arritmias cardíacas, que são alterações da atividade elétrica do coração. Especialmente nos casos de taquiarritmias, quando o coração perde seu ritmo normal, batendo de forma acelerada e comprometendo sua função. A detecção do foco causador da arritmia e sua consequente microcauterização (chamada de ablação) pode curar a arritmia. 
“A eletrofisiologia é um apoio importante aos médicos da grande região e traz mais qualidade no cuidado dos pacientes com problemas cardíacos. Este é um marco importante do serviço de cardiologia do HCI”, comemora o médico, que também é o diretor técnico do HCI. Há sete anos, ele é cardiologista do Incor e, neste período, fez sua terceira especialização, a Eletrofisiologia Cardíaca, no Hospital São Lucas da PUC de Porto Alegre. Há quatro anos, em São Paulo, o médico ijuiense ficou em 1º lugar em prova preparatória para o título de especialista da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e, como prêmio, esteve em um intercâmbio internacional, Brasil-Alemanha de Ritmologia.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por