Notícia

Saúde

Samu registra 2,7 mil atendimentos

Postada 10/01/2019



A utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se mostrou mais intensa em 2018, segundo o coordenador Edgar Moi. Conforme levantamento realizado por ele, uma média de 220 atendimentos foi realizada, no ano passado, por mês – tanto pela equipe básica, quanto pela equipe avançada.
“Para além dos atendimentos à vítima de trauma e agravos clínicos, também realizamos transporte de alta complexidade, para municípios com até 200 km de distância”, destacou o coordenador, lembrando que o número final, do ano, chegou a 2.712 atendimentos. Embora os agravos clínicos ainda predominem, há um crescimento no atendimento às vítimas de trauma, sendo que, do total, mais de 35% envolvem motociclistas. “O número de acidentes é cada vez maior e a gravidade dos casos também, com risco de morte, com morte ou incapacitações temporárias ou permanentes.”
Questionado sobre a regionalização da central de chamadas do Samu, Edgar destaca que as tratativas terão que ser reiniciadas neste ano, em razão da posse dos novos gestores. “Temos demonstrado a importância, a necessidade e a evolução que o serviço teria com a central de regulação regional, mais próxima. No entanto, teremos que iniciar as tratativas no governo atual. Dependemos dos governos federal e estadual para abertura deste serviço, e principalmente do financiamento junto a um dos municípios da regional.” Segundo Edgar, como Ijuí tem um serviço estruturado, com unidades básicas e avançadas, teria grandes condições de sediar a central.
Para este ano, o Samu quer manter o trabalho de capacitação dos profissionais. Em 2018, um curso de 200 horas foi iniciado, e terá sequência até maio ou junho deste ano. Edgar falou sobre a importância de manter formações em municípios menores, já que, por vezes, profissionais destas localidades chegam primeiro a uma ocorrência. “Também iremos trabalhar, neste ano, para que ocorra a substituição da frota. Estamos com os veículos há cinco anos, e agora buscaremos essa renovação”, disse.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por