Notícia

Educação

Portaria amplia EaD em cursos presenciais

Postada 09/01/2019



No último dia de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação, a Portaria nº 1.428, que dá a possibilidade, a instituições de ensino superior, de ofertar até 40% das aulas, nos cursos de graduação presenciais, na modalidade Ensino a Distância (EaD). 
De acordo com a portaria, para poder chegar a este percentual, a instituição de Ensino Superior deverá cumprir alguns requisitos, como estar credenciada junto ao MEC nas modalidades presencial e a distância, e ter um conceito institucional (CI) igual ou superior a 4. O curso que terá parte das aulas a distância deve ter Conceito de Curso (CC) igual ou superior a 4. Ambos os conceitos são calculados a partir de avaliações do MEC e seguem uma escala que vai de 1 a 5. A medida não vale para cursos da área da saúde e de engenharia.
Na Unijuí, segundo a vice-reitora de Graduação, Cristina Pozzobon, a portaria está sendo analisada. “Atendemos aos critérios desta possibilidade de ampliação da carga horária na modalidade EaD. E entendemos que este percentual pode ser aplicado em alguns cursos, não ligados às áreas da saúde e engenharias. Somos simpatizantes da modalidade, tanto que, no final do ano passado, anunciamos a nossa retomada no ensino a distância, inclusive para cursos 100% EaD”, destacou.
A Universidade anunciou que, nos primeiros meses deste ano, irá ofertar cursos a distância, a partir de uma nova plataforma, que irá qualificar o ensino desta modalidade. Serão ofertados, inicialmente, cursos da área de gestão e negócios, contando com bacharelados e também tecnólogos. Serão cerca de dez cursos oferecidos inicialmente.
A vice-reitora de Graduação lembra que estão abertas as inscrições para o Vestibular Mais, até o dia 28 de janeiro, com prova agendada para o dia 3 de fevereiro. E dentro dos cursos ofertados nesta seleção, há opções em que 20% da carga horária ocorre na modalidade a distância. Inscrições podem ser realizadas no portal unijui.edu.br. No Vestibular Mais, há oferta de vagas remanescentes em todos os cursos, nos quatro campi da Universidade.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por