Notícia

Educação

Biblioteca Pública tem nova organização

Postada 08/01/2019



Ontem, dia 7 de janeiro, foi comemorado o Dia do Leitor. Para marcar a data, o Grupo JM esteve na Biblioteca Pública de Ijuí, localizada no segundo piso do prédio da Câmara de Vereadores, que, nos últimos meses, vem sofrendo adequações para melhor receber o público.
De acordo com a responsável, Aline de Souza Diel, a Biblioteca Pública recebe, hoje, uma média de sete a nove pessoas por dia, tanto para pesquisa quanto para retirada de livros. “Poderíamos ter uma média maior, mas, dadas as condições do acervo, do serviço que temos para oferecer, é um número bom. Gostaria de ampliar essa média, mas há questões que precisam ser melhoradas na biblioteca”, explicou Aline.
Embora a Biblioteca Pública Municipal conte com um bom acervo, o espaço depende principalmente de doações. “Dificilmente a gente consegue comprar um livro novo, que recém foi lançado na livraria, para disponibilizarmos aos leitores. Esse é um ponto que os usuários relatam que sentem falta”, destacou.
Para este ano, Aline quer organizar a atualização do acervo com a Secretaria Municipal de Educação. Como explica, muito dos livros novos que chegam à cidade partem do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com sede em Porto Alegre. O envio acontece uma ou duas vezes ao ano. 
Questionada se a tecnologia tem freado a procura pelos livros físicos, Aline acredita que não, ressaltando que os leitores gostam do contato com o papel para a leitura. “Na pesquisa, realmente a gente não consegue atender à demanda da mesma forma que a internet. É um campo muito mais amplo. Mas as pessoas precisam ter cuidado nos sites em que pesquisam. Nem tudo que está na internet é correto.  Como diz Neil Gaiman, o Google pode te dar cem mil respostas, mas um bibliotecário pode te dar a resposta certa", afirmou.
Aline assumiu a Biblioteca Pública em julho de 2017. Foi quando identificou que o acervo estava disposto de uma forma confusa. No começo do ano passado, passou a readequar o espaço, a partir dos assuntos, e a organizar as obras a partir do sobrenome dos autores. No centro da biblioteca, ficaram concentradas as mesas e cadeiras para pesquisa e leitura. Já o espaço infantil ficou localizado na entrada.
Interessados em realizar o cadastro na Biblioteca Pública podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. É necessário apresentar um documento de identificação e comprovante de residência.


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por