Notícia

Comunidade

Doações do IR ajudam crianças e adolescentes

Postada 26/12/2018



As deduções do Imposto de Renda podem ajudar a melhorar a vida de crianças e adolescentes de Ijuí. Para participar, o contribuinte pode abater parte de seu Imposto de Renda, doando a entidades que beneficiam crianças e adolescentes. O valor pode ser depositado no Fundo Municipal das Crianças e Adolescentes (Fundocad). Após, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) providencia o recibo, que será utilizado para o abatimento do imposto na declaração.
Pessoas físicas podem abater até 6%, até o dia 31 de dezembro. Após esse período, o limite reduz para 3%, nas declarações feitas até o dia 30 de abril. Pessoas jurídicas podem abater até 1%, até o dia 31 de dezembro. É recomendado buscar orientações junto ao contador.
As doações são utilizadas em projetos do Comdica, formado por entidades públicas e privadas. A destinação dos recursos é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
Além de recursos, também podem ser doados materiais escolares, materiais esportivos, ferramentas, móveis e imóveis - nesses casos, necessita-se de laudo de especialista com o valor do bem.
As entidades que podem receber as doações, são aquelas que possuem Atestado Pleno e Regular Funcionamento, junto ao Comdica.
Em Ijuí, 12 entidades podem ser beneficiadas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ijuí (Cededicai); Casa da Criança Feliz; Instituto Lar Bom Abrigo; Lar da Criança Henrique Liebich; Lar Meame; Grupo Escoteiro Ijuí - 300; Programa AABB Comunidade; Associação Filantrópica Monte Moriá (Afimm); Hospital de Caridade de Ijuí (HCI); Centro de Atendimento Integral ao Surdo (Cais); e Genoma Colorado.
O depósito dos recursos deve ser identificado, na conta corrente 042224620-7, agência 0220, no Banrisul. Na apresentação da declaração de renda, é preciso optar pelo formulário completo, devendo o contribuinte acrescentar o valor doado ao Comdica. Mais informações pelo email [email protected] ou pelo telefone 3331 8207.
 


Edição Impressa


Ver Todas as Edições
Trabalhe no Grupo JM Espaço do Leitor - Assine - Anuncie -
Albino Brendler, 122, Centro, Ijuí-RS
(55) 3331-0300
[email protected] Desenvolvido por